sábado, 5 de agosto de 2017

Viagem Medieval 2017



De 2 a 13 de Agosto em Santa Maria da Feira, realiza-se a famosa Viagem Medieval em Terra de Santa Maria. O tema deste ano é o reinado de D.Afonso IV, o Bravo.  É então retratado este reinado que foi marcado pela fome, peste e guerra.

Todos os anos esta grande festa atrai milhares de pessoas à região e é impossível ficar indiferente à magia criada que nos transporta para outro século.
Vestidos a rigor, a Viagem Medieval conta com um enorme número de figurantes que ajudam a recriar o ambiente medieval com grande detalhe. 
Mulheres e meninas com coroas de flores e homens com as enormes canecas de cerveja é o que mais se encontra e o ambiente é de bastante alegria e convívio.

Ao longo dos dias podem ainda contar com inúmeras recriações históricas da época, nomeadamente cortejos, como por exemplo, a Peregrinação a Santiago de Compostela ou até a representação do trágico amor de Pedro e Inês de Castro.

Comes e bebes não faltam, assim como pequenas barraquinhas onde podem encontrar uma grande variedade de artesanato, desde bijuterias, estátuas medievais, trajes típicos entre outros, garantindo que todos passem momentos agradáveis e regressem a casa com algumas recordações materiais caso o desejem.


Candeeiros árabes e um dos espaços de comércio de artesanato
(Fotografias da minha autoria)


Aconselho ainda uma visita ao Castelo de Santa Maria da Feira, já vou a este evento há muitos anos, mas só este ano consegui visitar o interior do castelo.
Tive a oportunidade de ir então ao " Castelo dos Tormentos", um espetáculo que se realiza à noite e que tem o custo de 2 euros. Este espetáculo dura pouco mais de 20 minutos e, numa atmosfera de mistério permite então aos visitantes, conhecer o castelo e algumas "criaturas" que o habitam assim como os segredos que esconde.


Castelo de Santa Maria da Feira 
(Fotografias da minha autoria)

No que diz respeito aos preços de entrada, estes variam entre 2 e 4 euros (bilhete diário), mas existem ainda pulseiras que já estiveram à venda por 6 euros e que agora custam 7,5 euros permitindo o acesso ao recinto nos dias todos. 

Acho que é um evento que vale mesmo a pena e, portanto, se passarem por perto nesta altura, ou mesmo se tiverem curiosidade, venham de propósito e visitem esta que é uma dos maiores eventos medievais de Portugal!

Para mais informações podem sempre visitar o site oficial e aí encontram as informações todas que precisam: http://www.viagemmedieval.com/

1 comentário:

  1. Adoro feiras medievais! Há pouco tempo fui a "Salir do Tempo". É espetacular!!!


    ***

    Momentos de Desabafos

    ResponderEliminar

Faz barulho *