terça-feira, 2 de maio de 2017

Let's talk about... 13 reasons why!

Finalmente arranjei um tempinho para dar a minha opinião sobre a tão falada série Thirteen Reasons Why.

Para quem não sabe, esta é uma série que através da personagem Hannah Baker, aborda a temática do suícidio. Basicamente, Hannah é uma jovem que comete suícidio, mas antes disso resolve deixar 13 cassetes dirigidas a algumas pessoas onde explica as razões, os acontecimentos que a levaram a por termo à sua vida.
Deste modo, a série inicia-se na parte em que  chega a vez de Clay, um colega de escola e de trabalho da Hannah, receber as cassetes.

Logo no primeiro episódio que vi desta série, vi que iria ver até ao fim. Fiquei mesmo agarrada! Tão agarrada que num dia e pouco já tinha visto 7 episódios (de 50 e tal minutos cada) e, só não terminei logo a série pois estava numa semana de exames e, portanto, tinha de me concentrar.

Quis ver a série para perceber o porquê de tanto burburinho em torno dela e a verdade é que é uma série que merece ser falada. Apesar disso, não concordo nada com as críticas que dizem que é uma série que romantiza o suícidio, que o banaliza e que mostre que se têm problemas a morte é a única solução. Não!
Acho mesmo que esta série pode ajudar às pessoas tomarem uma maior consciência das suas palavras e dos seus atos. A meu ver, esta série apenas mostra o que aquilo que parecem ser pequenas coisas, quando acumuladas, ou quando ditas a alguém já em sofrimento, pode fazer. 

Relativamente aos pais e educadores acho que esta série pode ser também um incentivo para estarem mais atentos e não "deixarem andar" quando acharem que algo pode estar mal com os filhos ou alunos.

Quanto aos jovens com problemas, acho que a série mostra bem o sofrimento que a morte, nestas circunstâncias, causa à família e aos demais levando-os a pensar em procurar ajuda antes de cometerem algo do género.

Portanto, digamos que aqui por estes lados está alguém ansiosamente à espera de uma segunda temporada. E, não, não acho ridícula a ideia de uma segunda temporada, acho que faz falta saber o que acontece quando a verdade vem à tona e as consequências de tudo o que aconteceu.

13 reasons why, hannah baker, and 13reasonswhy image

2 comentários:

  1. Depois de todas as críticas que já li sobre a série, acho que desta semana não passa!

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Estou mesmo muito curiosa com esta série, mas para já não tenho mesmo tempo :|

    Beijinhos ^^
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar

Faz barulho *