quarta-feira, 16 de julho de 2014

Aos futuros caloiros

Amanhã iniciam-se as candidaturas ao ensino superior e, alguns de vocês já devem ter pelo menos uma ideia daquilo que querem,  de acordo claro com as notas que têm.
Já devem ter feito mil e uma pesquisas sobre as áreas que vos interessam e, os palpites e as perguntas, dos familiares principalmente, já se devem ter tornado uma constante. 
Mas sabem o que realmente interessa? A vossa opinião.  São vocês que vão ter de lidar com as vossas escolhas e aquela conversa "ai mas esse curso não presta, depois não tens emprego" é uma treta.
A sério, digam-me qual é o curso que hoje em dia vos dá a certeza de que terão emprego.
Não há garantias de nada.  Mas, os melhores, seja em que área for de certeza que terão sucesso. 
Seja qual for a vossa escolha,  garantam que vão dar o vosso melhor, que vão ter gosto em aprender mais sobre o assunto.  Se não for assim, então não vale a pena e só vão perder tempo e dinheiro!
Conheço quem tenha de viver com a frustração de não estudar o que queria só porque os pais quiseram exigir um curso. É tão triste de se ver.  Não queiram viver uma vida que não desejam só porque vos querem impor algo.
Eu já estive desse lado, já tive dúvidas mas quando me decidi e, por acaso antes do 12° ano,  nada me fez mudar de ideias. Estou feliz no curso que estou e tenho imensos sonhos em relação à área que escolhi. Caso contrário,  nunca perderia o meu tempo a estudar só para ter um curso superior.

Escolham bem, escolham por vocês!

8 comentários:

  1. é um bom conselho!! eu escolhi o que queria mas foi uma escolha de última hora, no entanto acho que fiz uma boa opção e isso é o que realmente importa :)

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que tenho a decisão tomada :*

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o que disseste, mas há cursos e cursos, há cursos que claramente não têm utilidade prática.

    ResponderEliminar
  4. R: é preciso muita física e química?

    ResponderEliminar
  5. R:Que pena, eu não percebo nadinha de física e química...

    ResponderEliminar
  6. Estás em que curso? Realmente tens razão, temos de escolher não pelo que nos dizem do futuro mas pelo que nos achamos que queremos de futuro. Vá caloirinhos (aqui são bichos onde eu ando), venham até mim que este ano sou eu a praxar :)!

    ResponderEliminar

Faz barulho *